Sábado, dia 14 de maio, tivemos o encontro de conclusão do Fórum de Escuta do Curso de Especialização de Educação do Campo que aconteceu no Colégio Paulo Sarasate. Além do prof. Ribamar Furtado (PhD) e da prof.ª Eliane Dayse (PhD), contamos com a presença das professoras Maria José (Doutora), Regina e Solange ( Doutorandas da UFC) que colaboraram com nossos estudos e discussões.
Prof. Ribamar Furtado (PhD) e da prof.ª Eliane Dayse (PhD)
Iniciamos com a mensagem "Idade de ser feliz", texto de Mário Quintana. Assistimos e colaboramos com a apresentação da memória do dia 30/04 com a Marleide e Zilma. Escutamos a avaliação do mesmo dia com Eufrázio e Elielza. Tivemos as apresentações das equipes da Fatinha e Eufrázio sobre as Potencialidades e Problemas das escolas e comunidades onde trabalham e vivem.
Prof.ª Fatinha
O prof. Ribamar alerta para a dura realidade de nossa educação apresentada em estatística recentes e pede para entendermos o que isso significa quando nos referimos às pessoas.
Construimos os conceitos de Ameaças (externo) e oportunidades (externo) que se ligam diretamente as Potencialidades (interno) e Problemas (interno).
A Prof.ª Dr.ª Maria José Barbosa nos apresentou o histórico e objetivos do Saberes da Terra - Projovem Campo.
Prof.ª Dr.ª Maria José Barbosa
"A educação tem que ter significado (ponha-se no lugar do outro)." - Prof. Ribamar Furtado.
Foram colocadas novas atividades para serem entregues no próximo encontro do curso.:exemplificar os conceitos CONSCIENTIZAÇÃO, ED. BANCÁRIA E LIBERTADORA, DIÁLOGO E ANTIDIÁLOGO, presentes no livro Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire), com momentos de experiência da vida profissional de cada um cursista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário