Caros colegas,
Quando falamos da Qualidade da Educação, é necessário uma abordagem ampla que possa contemplara a análise reflexiva dos vários fatores que influenciam para a conquista desta qualidade, incluindo dimensões extra-escolares e intra-escolares. Entendida como um fenômeno complexo e multifacetário a ser compreendido por meio de diversas perspectivas, a qualidade desejada na educação necessita do equilíbrio e eficácia de vertentes estruturantes deste processo: a pedagógica, a cultural, a social e a financeira.
A Qualidade da Educação pode ser entendida como fator de promoção da equidade, favorecendo impactos das experiências educativas na vida das pessoas e na contribuição para a conquista da igualdade de oportunidades, segundo os documentos da Unesco.
A satisfação das dimensões extra-escolares e intra-escolares aproxima a qualidade às nossas escolas. Dentre as extra-escolares destacamos o nível do espaço social, importantíssimo no processo de construção de identidade da escola, e o nível do Estado. Já nas intra-escolares temos o nível de sistema, o de escola, o do professor e o do aluno. Sendo conhecido os níveis, torna-se importante destacar que a satisfação das necessidades de um ou dois destes níveis não proverá a Qualidade da Educação esperada, mas sim a totalidade dos níveis, priorizando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Um Gestão Democrática é ferramenta essencial na construção da Qualidade da Educação, envolvendo todos os atores desta transformação( administradores, gestores, comunidade, professores, funcionários, pais e alunos) num só objetivo, num só caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário